24 de maio de 2003

* * * O mito * * *

Tenho que ler o livro "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire para a aula de Sociologia da Educação. Só depois de muitas páginas que estou começando a entender. Acho que é pra provar a Resistência! ahahah
Eu estou na parte que fala da falsa "ad-miração" dos opressores as massas. De uma "aproximação" através de depósitos de mitos.
"O mito, por exemplo, de que a ordem opressora é uma ordem de liberdade. De que todos são livres para trabalhar onde queiram.(...) O mito de que todos, bastando não ser preguiçosos, podem chegar a ser empresários - mais ainda, o mito de que o homem que vende, pelas ruas, gritando: "doce de banana e goiaba" é um empresário tal qual o dono de uma grande fábrica. O mito do direito de todos à educação (...). O mito da igualdade de classes, quando o "sabe com quem está falando?" é ainda uma pergunta dos nosso dias. (...)
Os conteúdos e os métodos da conquista variam históricamente, o que não varia, enquanto houver elite dominadora, é esta ânsia necrófila de oprimir."

Sem comentários: