15 de março de 2003

Esse é um artigo que eu escrevi há uns tempos atrás sobre a Integridade do nosso país. Leiam e me digam o que acharam :D

Ligo a minha televisão hoje e vejo uma critica sobre o episódio do desenho animado "Os Simpsons" que eles satirizam o Brasil. Pessoas reclamando que o Brasil foi ridicularizado e que a imagem que foi passada do nosso país para o exterior foi totalmente errônea. Não lembro qual o programa agora, mas era provavelmente mais um desses fúteis que falam sobre a vida dos famosos, ou algo do tipo. Não estou defendendo a sátira feita ao Brasil, até porque eu nem ao menos vi o tal episodio, mas qual é a imagem que "eles" querem passar do nosso país afinal? Qual a imagem que temos a zelar? Um país com altos índices de analfabetismo e desemprego, cuja televisão é voltada apenas para a prostituição (não explícita, mas qualquer forma de venda do corpo, seja ela através de fotos, danças ou "brincadeiras da banheira" é prostituição), que a música aborda temas explicitamente sexuais, onde a segurança e a integridade moral e física das pessoas é totalmente duvidosa e sempre posta em risco, não tem muito o direito de reclamar de uma sátira de um desenho animado, no qual é costumeira a gozação de vários outros lugares ou pessoas. Repito, não estou defendendo a suposta humilhação que o nosso país foi submetido com essa sátira, mas eu não acho que o caso seja para tanto alarde. Desviando o tema, voltando a musica, eu ligo o rádio e o que escuto? "Mc Serginho" tocando "Vai Serginho" (não sei se é esse o título da musica), a letra? "(...) Abre a boca, não se espanta, vou gozar na sua garganta..." Não sei quem cantando a musica "Vai mamada".A Letra? "(...) Vou bater uma siririca e sentar na sua piroca (algo do gênero, não tenha certeza da exatidão da letra)". E são esses os sons da infância das nossas crianças. São essas as músicas que nossos irmãos (caso alguém que está lendo tenha irmãos mais novos) dançam e dizem que gostam. É essa a carga cultural e os movimentos de protesto existentes no nosso país atualmente? São esses os pensantes respeitados pelo público em geral?
Há muito a inocência das crianças foi deixada de lado. Prostituição infantil e pedofilia é crime, certo? E o que dizer a respeito dos concursos propostos por algumas emissoras, cujo tema é "qual a criança se parece mais com a Carla Perez" ou "É o Tchan infantil". Crianças seminuas "balançando a bunda" de uma maneira "sensual e sedutora". Isso não é prostituição? Onde está a integridade do nosso país nesses casos? Alguém se importa com a formação de seus filhos nesse tipo de ocorrido? A ganância das pessoas supera qualquer outro valor...
Apenas digo que os produtores do desenho talvez estivessem muito errados em julgar o nosso país de tal forma, mas por outro lado nós não temos nenhuma integridade ou imagem para preservar e passar para o exterior. O "país do carnaval e futebol" está cada vez mais degradado...


Sem comentários: